UMA VIDA DIFERENTE
- alcindoerika
- 19 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

Moll Flanders é um romance quase biografia. Daniel Defoe nos conta a vida de Moll Flanders – nome fictício já que a moça passou por poucas e boas e não quer que seu nome seja revelado agora que conta sua versão dos fatos. Filha de mãe ladra que foi deportada (na época, os ladrões da Inglaterra eram deportados para as colônias) Moll passou a viver às custas do Estado ainda criança. Aos 18 anos, ela já é uma jovem muito bonita e começa a chamar a atenção dos moços da casa. Essa moça passa por momentos delicados, mas infelizmente, ela deixa de lado a moral cristã e comete alguns dos piores crimes que uma “dama” da época poderia cometer. Suas escolhas provam que algumas pessoas são realmente capazes de tudo em nome do dinheiro e do que imaginam ser ‘a vida ideal’.
Notem que Paulo nos diz em Filipenses 4:8: Por fim, irmãos, quero lhes dizer só mais uma coisa. Concentrem-se em tudo que é verdadeiro, tudo que é nobre, tudo que é correto, tudo que é puro, tudo que é amável e tudo que é admirável. Pensem no que é excelente e digno de louvor.
Paulo estabelece os padrões pelos quais devemos julgar todas as coisas que vemos, pensamos e fazemos.
Devemos ter um padrão de vida correto, verdadeiro, nobre, correto, puro, sincero e santo diante de Deus.
Acredito que Paulo fala de uma ética cristã que olha sempre para o lado da verdade e retidão. Paulo fala de uma maneira de olhar a vida à luz das Escrituras Sagradas. Talvez, o que provavelmente faltou para Moll foi a capacidade de viver pela verdade, mesmo sofrendo os danos por viver assim. E muitas vezes passamos por isso. Trocamos a verdade pela mentira por causa de circunstâncias e ferimos a verdade da Palavra.
Não podemos negligenciar a verdade jamais. Não podemos deixar de vivê-la custe o que custar. A chamada de Paulo para nós é para nos concentrar naquilo que é verdadeiro sempre. Ele nos convida a pensar no que é excelente e digno de louvor. Isso faz todo sentido para impactarmos a sociedade em que vivemos. Sendo verdadeiros em tudo, sendo honestos, sinceros, puros, santos e corretos em palavras e ações. Que Deus nos ajude a ser assim, para a glória do nome dele sempre! (Alcindo Almeida)




Comentários