top of page
Buscar

ÓDIO



ree

O texto de Gênesis 4.8 afirma: Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou. Caim e Abel tinham interesses únicos, como se vê nas suas ofertas ao Senhor. O fato é que Deus não se agradou da oferta de Caim. 

Quanto a oferta de Abel é bem parecida com o tipo que é prescrito em Levítico 3.16. Diante do quadro, Caim foi rejeitado na sua oferta e a do seu irmão foi aceita por Deus. O texto mostra que Caim ficou muito irritado e consumido por uma inveja terrível pelo seu irmão. E essa inveja se transformou em ódio contra Abel que foi Deus favorecido por Deus.

Diante desse ódio cruel, Caim se tornou escravo do seus próprio pecado. E Deus disse para ele tomar cuidado com seu ódio e indiferença para com seu irmão. O que ele fez? Matou seu próprio irmão, sua ira, inveja e ódio, seja como quisermos enxergar esse ato cruel, resultou numa catástrofe para a família de Adão. 

Vemos então o primeiro homicídio nas Escrituras. Um irmão mata o outro irmão de sangue. Percebemos claramente os efeitos do pecado original na mente e no coração do ser humano.

A incapacidade de lidar com o problema da rejeição de uma oferta gera morte, gera derramamento de sangue inocente. Detectamos que esse problema de tirar a vida do outro não é de agora, começou lá no Éden.

Hoje vemos essa história se repetindo, irmão mata irmão. Pai mata filho, filho mata pai. Vemos o problema da morte por causa da inveja, do ódio e da rejeição. Filhos adotivos tiram a vida dos seus pais, por causa de ódio e indiferenças. 

Vivemos um tempo de violência tão grande que a vida é desprezada. Vemos homens matando crianças inocentes, pessoas matando por causa de dinheiro, de herança e interesses. Precisamos clamar ao Senhor para que tenha misericórdia de nós e nos ajude a amar o nosso próximo, mesmo que sejamos feridos ou rejeitados.

Precisamos respeitar a criação divina. Caim é uma lição profunda para não deixarmos o pecado nos dominar no ser, se ele fizer isso, tiramos a vida das pessoas, as humilhamos e as tratamos com ódio.

(Alcindo Almeida)

 
 
 

Comentários


bottom of page