REDIMINDO O TEMPO
- alcindoerika
- 19 de ago. de 2024
- 2 min de leitura

O texto de Ef. 5.16 afirma: Remindo o tempo, porque os dias são maus.
Paulo nos ensina que as pessoas sábias tiram o maior proveito de seu tempo. O verbo remindo no grego é exagorazo e pode significar remir ou comprar de volta, ou seja, tirando o proveito do tempo que aqui é kairós que quer evidenciar oportunidade e não chronos que é usada para tempo cronológico. Paulo quer mostrar para os cristãos que se deve fazer alguma coisa com intensidade e urgência.
Alguns talvez entendam este versículo como uma chamada para sermos viciados em trabalho. Para nós cristãos, esta realidade não pode ser avaliada sem ponderarmos o shabāt (termo hebraico שבת, que tem o significado de descanso na presença do Pai).
Trabalhar o tempo todo não é a maneira de se usar o tempo que temos, pois, acabaremos exaustos, trabalhando sem refletir de forma adequada as coisas da vida.
Não, não! Este não é o melhor jeito para se entender o remir o tempo. É muito melhor trabalharmos sem esquecer do shabāt que nos ajuda a entender que as buscas não são maiores do que descansar na vontade e querer de Deus para a nossa vida.
Temos que remir o tempo sabendo da realidade de que o mundo jaz no maligno, o mundo é constituído por dias maus. Por dias muito difíceis de se viver. Então, remir o tempo é aproveitarmos o melhor do nosso tempo para saber o que Deus quer de nós. E fazemos isto através da oração.
E isto nos lembra de uma afirmação de Martinho Lutero: “Tenho tantas coisas para fazer que nunca consigo fazer tudo se não orar pelo menos 3 horas todos os dias.” Precisamos no meio deste mundo tão agitado, comprar o nosso tempo e devolvê-lo para Deus.
A verdade é que não conseguimos realizar esta tarefa sozinhos, todo o tempo foi comprado por Cristo Jesus, quando ele derrotou na cruz a Satanás, derrotou todos os principados e potestades. Portanto, o tempo é redimido para nós, quando participamos com oração, com esforço na graça de Deus, com tranqüilidade e dependência total de Deus para tudo que quisermos fazer.
Qualquer coisa que fizermos na caminhada cristã deve ser sempre com sabedoria. Remindo o tempo, ou seja, aproveitando todas as oportunidades para mostrarmos a perspectiva do Reino de Deus no nosso coração.
Devemos refletir sempre em I Cor. 10.31 lembrando que tudo em todo o nosso tempo deve ser feito com o desejo de glorificar ao nosso Pai.
· Para refletir e vivenciar:
· Precisamos dar todo o nosso tempo e coração para Deus.
· Temos que andar prudentemente olhando para as questões do pecado que tanto atrapalham a nossa comunhão com a Trindade.
· Temos que remir o tempo sabendo da realidade de que o mundo jaz no maligno, o mundo é constituído por dias maus.
· O tempo é redimido para nós quando participamos com oração, com esforço na graça de Deus, com tranqüilidade e dependência total de Deus para tudo que quisermos fazer.
Que o Eterno Deus nos ajude a fazer isto em nome de Jesus! (Alcindo Almeida)




Comentários