O DESEJO DE SER MAIOR
- alcindoerika
- 11 de set. de 2024
- 2 min de leitura
(Gênesis 11. 3-9)

O texto diz: Vinde, edifiquemos para nós uma cidade, e uma torre e tornemos célebre o nosso nome.
Gênesis descreve Noé e seus filhos saindo da arca e falando uma só língua com um só vocabulário. Quando os descendentes de Noé se multiplicaram, naturalmente continuaram com essa mesma língua. Viveram no vale do Eufrates e nas redondezas do mesmo e quando os descendentes de Noé que se dirigiram para o leste encontraram um local onde acharam que poderiam se estabelecer definitivamente, decidiram construir uma cidade. Construiriam uma gigantesca torre, tão alta que o seu topo ferida a "abóbada" acima deles. Esta grandiosa estrutura lhes concederia a vantagem de se colocarem em posição de importância diante dos outros homens, e até mesmo diante de Deus.
Vejam o que a queda provocou no coração humano, uma soberba inacreditável. A construção da cidade e da torre tinha um foco, tornar o homem ainda mais poderoso, isso sem a ajuda do criador.
Havia o desejo de se ter um célebre nome. Esse que é um pecado de auto-suficiência e orgulho. Esses homens desafiaram a Deus e resolveram provar a sua auto-suficiência. Só que o grande problema é que quando os homens desprezam a graça de Deus e exaltam a si mesmo, o desastre é inevitável. Deus viu tudo aquilo e simplesmente provocou a confusão da sua linguagem. Deus sabia que o espírito, a motivação e os planos egoístas do homem o levariam a um coração ainda mais rebelde. Imediatamente resolveu atrapalhar seus tolos esquemas. Aquilo que tentavam afastar caiu subitamente sobre eles. Deus interveio providenciando que ninguém entendesse mais a ninguém. Houve uma perturbação do céu que deixou todos confusos.
Não adianta, todas as vezes que os homens se vangloriavam diante de sua própria conquista, o resultado é divisão e falta de compreensão. Quando vivemos para nós mesmos arrumamos confusão e problemas para o coração. (Alcindo Almeida)




Amém.