top of page
Buscar

FINITO, MISERÁVEL, LIMITADO E INSUFICIENTE

O texto de Gênesis 18:27 afirma: Abraão tornou a dizer: Eu, um simples mortal feito de um punhado de pó da terra, atrevo-me a abrir a boca e ainda perguntar ao meu Senhor.

Philip Yancey, cita um rabino que disse: O homem deveria carregar duas pedras no bolso: uma com a inscrição: não passo de pó e cinza e outra com a frase, por minha causa o mundo foi criado. E cada pedra deveria ser usada sempre que necessário.

Fico imaginando a coragem de Abraão pedindo mais de uma vez para Deus não destruir a cidade de Sodoma. Ele arrisca nos 50 justos e ao pedir para Deus avaliar se tivesse 40 justos, ele faz essa afirmação. Ele se lembra que é pó e cinza diante de Deus. Mesmo assim, ele ainda se atreve a falar com o todo poderoso. Ele ainda tem coragem de fazer esse pedido. Mas, o precioso é a humildade e o reconhecimento de Abraão em se sentir finito, miserável, limitado e insuficiente para interceder por aquela cidade.

ree
Nas demandas da nossa vida, precisamos reconhecer que não passamos de pó e cinza.

Somos feitos do barro, somos criaturas frágeis na presença do Deus Eterno. Não conseguimos dar um passo sozinhos. Não conseguimos administrar a nossa vida isolados, sem a ação divina em nós.

Abraão reconhece seu estado de ser humano, ele é pó, ele é cinza, ele é barro e tão somente barro. Somos seres humanos limitados na estrutura e precisamos mesmo da graça de Deus para nos sustentar e nos fazer andar nessa vida. Não temos a menor condição de seguir sem Deus. Que Deus nos ajude a viver com a consciência que só temos sentido nele, só conseguimos falar com ele pela graça e amor dele! (Alcindo Almeida)

 
 
 

Comentários


bottom of page